1 de novembro de 2016

Ushuaia - 4º dia - San Luis

4º dia – Devoto - San Luis
01/11/2016
623 km (2.753 km)

Projeto de hoje: conhecer os caracoles da Ruta 34, a Ruta de Las Altas Cumbres.

O caminho mais direto para San Luis é via: Santa Fé - Villa Maria - Rio Cuarto; porém seguindo pelo trecho que descrevemos, pode-se visitar a Ruta 34, a Ruta de Las Altas Cumbres. Tudo depende da programação da viagem, pois este trecho acaba sendo mais demorado, devido à distância e às paradas para apreciar a paisagem.

O vento foi companheiro até Cordoba, por onde passamos seguindo pela perimetral que que liga a Ruta 19 com a Ruta 5. Seguindo na 5, antes de Alta Gracia, entramos à direita para a 34.



Eles dizem que são deles!

Em Córdoba.

A 34 é estreita, com muitas curvas, muita vegetação, cortando por montanhas. Muitos mirantes para contemplar. Vale à pena.



Chegamos até a Estação Astrofísica de Bosque Alegre (ou Observatório Astronómico de Córdoba), entramos para conhecer o observatório, mas estava fechado para visitas. Optamos, então, em nos satisfazermos com fotos, quando conhecemos o Sr. Palácios (não entendi bem se ele era funcionário ou pesquisador); ele nos ofereceu uma visita não programada, gratuita, ao interior do observatório... ganhamos o dia!



Visitamos toda a estrutura interna, de alto a baixo, incluindo explicações detalhadas e, o mais notável, ele abriu, fechou e rodou a cúpula de um lado para outro, foi espetacular. Uma grande sorte. A Estação Astrofísica Bosque Alegre (EABA) pertence ao Observatório Astronómico de Córdoba. Ele está localizado em uma área de 15 hectares localizado a 50 km da cidade de Córdoba. Inaugurado em 1942, com um telescópio com espelho de 1,54m de diâmetro, era o maior do hemisfério sul.

Vídeo da visita:



Abaixo, o horário normal de funcionamento:


Fora do observatório pode-se obsevar as Altas Cumbres ao leste, e a Ruta 34 que iríamos seguir a oeste. Vale a pena uma parada neste local.



Seguindo pela 34, o caminho é simplesmente fantástico, uma das paisagens mais bonitas pela qual pilotei, gastei muita filmagem nesse trecho de quase 100 km.

Uma parada apenas para ajustar a corrente nova.


Rastros da galera de moto!

Para San Luis, caminho tranquilo, só tocar, passando por mais uma região agrícola forte na irrigação.
Chegamos na cidade ao fim da tarde, e o frio já começava a incomodar, pois ainda estávamos viajando com equipamento para calor. Ficamos no hotel Intihuasi. O quarto era bem simples, em um bairro longe de qualquer lugar para comer, o preço era meio caro para o local, mas em capital de província é mais difícil associar preço e conforto.

O jantar foi diferenciado, resolvemos pedir uma pizza para não andar de moto no frio, a senhora recepcionista ligou e pediu uma pizza de calabresa (pelos sussurros no telefone, percebemos que ela ganhou uma comissão). E a pizza chegou... e a surpresa, tipo “vivendo e aprendendo”, a pizza de calabresa vem com salame. Bom? De novo, para quem tá viajando de moto e com fome, serve!

Calabreza de salame!

Dicas:

Gasolina = 18,88 ARS = 3,77 BRL

Intihuasi Hotel, La Pampa 815, Telefone: +54 266 443-8041. Apto duplo = 750 ARS = 150 BRS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário