12 de novembro de 2016

Ushuaia - 15º dia - El Chaltén

15º dia – El Chaltén
12/11/2016
309 km (7.265 km)

Hoje temos um programa, rodar cerca de 290 km até El Chaltén, conhecer o Lago Viedma, o Monte Fitz Roy e o que mais tiver no caminho.

Novamente, muito frio e vento (acho que agora vão ser todos os dias assim), então resolvemos gastar um bom tempo no café da manhã, e neste ponto também recomendo cada vez mais este hostel, basta olhar a foto:


Para sair de Gobernador Gregores e pegar novamente a 40, não é preciso voltar na 25 (pelo caminho que entramos), basta sair por trás da cidade, pela Ruta 29 de rípio, subindo um grande morro, e depois indo sentido oeste por cerca de 60 km.

Enquanto seguíamos pela 29, ao longe dava para ver a 40, e nela duas motos levantando poeira em alta velocidade.

No entroncamento da 29 com a 40 já é rípio (ele começa lá onde passamos ontem, quando seguimos pela 25 para entrar na cidade). Ali paramos, e chegaram as duas motos, eram os dois Argentinos novamente (não descobriram o atalho).

Tentamos andar com eles no rípio, mas o vento era forte, parecia fazer menos efeito sobre a moto deles e acabamos ficando para trás.



Agora o filho chora e a mãe não vê, muito frio, vento e rípio (muito bom). Se o vento já tirava as motos do caminho no asfalto imagina no rípio. Seguimos com cautela, em velocidade bem controlada (cerca de 60 km/h em média), sem nenhum incidente.



Foram 172 km de rípio até o trevo de Tres Lagos, depois, tudo asfalto até El Chaltén, em lindas paisagens do enorme e azul Lago Viedma e do Parque Nacional Los Glaciares.



De tanto tirar e colocar as luvas para as paradas, fotos, etc... uma delas acabou virando do avesso (erro imperdoável para luvas de moto), ali no momento não consegui consertar, coloquei a outra (fina) e segui aguentando os dedos congelando. Sério mesmo, o frio nas mãos tava bem chato para mim.



Chegamos em El Chaltén às 15:45h, mas já estava muito frio. Abastecemos no YPF (único), que fica antes do portal da cidade, dali já era possível ver o Cerro Fitz Roy, muito bonito, porém a neblina começava a surgir.



Depois de umas 3 consultas em hostels, resolvemos ficar na Hospedage Lo De Guille, simples, limpo, confortável, apartamento duplo por 875 pesos (na cidade os preços são salgados). Organizamos a tralha no quarto e fomos dar uma volta na cidade para reconhecimento e descobrir sobre as visitas aos atrativos da região.



Él Chaltén é exclusivamente turística, por isso, se vê muita gente, de todo o mundo e que veio para cá de tudo quanto é maneira, a grande maioria busca o trekking pelos caminhos entre montanhas e lagos.


Estes caminhões são o sonho de consumo de 9 em 10 viajantes.

No meio do passeio começou um misto de garoa e neve caindo e a temperatura foi diminuindo. Voltamos ao hostel e resolvemos garantir um banho quente logo, pois na cidade toda a eletricidade é via gerador a diesel, e com o frio aumentando, resolvemos não correr qualquer risco de banho frio.



Tentei arrumar a luva que tinha virado do avesso, em vão, as partes internas viraram uma salada, e não havia como descolar, então, fui radical, descosturei ela pelo punho e desmontei, dentre as várias camadas havia uma de plástico emborrachado fino, e foi essa que fez tudo grudar. Bom, acabei aproveitando somente a "casca", a camada externa da luva; para tentar transformá-la em uma luva de (mais ou menos) frio novamente, vesti uma luva de algodão e a outra de verão por dentro. Devia quebrar o galho.

Bom, com neve, frio, banho, sem luva, acabamos ficando no hostel até a hora do jantar. Com muito frio fomos para o centro, e depois de analisar alguns cardápios, entramos no Patagonicus, ótimo lugar,  cardápio muito variado, eu comi somente uma salada mista (muito boa) e o Ednei embarcou em um saboroso lomo com papas, muito bom (o preço é médio).



Amanhã, vamos explorar a região. Espero que o clima ajude.


Dicas:

- Gasolina: 14,10 AR = 2,82 BRL

- Hospedage Lo De Guille:  Halvorsen 65, Telefone: +54 2962 49-3184 - 875 AR = 175 BRL Apartamento Duplo. www.lodeguillechalten.com

- Restaurante Patagonicus - M.M. De Guemes 140 esquina Andreas Madsen - http://patagonicusbyb.com.ar (é um hostel também, mas com preços acima de 1200 AR).

- El Chaltén - é uma cidade nova, fundada em 1985. É um ponto estratégico da Argentina, visto que no passado, o Chile tinha interesse nesta área, a invadiu e alguns conflitos armados ocorreram ali. Possui cerca de 1600 habitantes. É uma região extremamente turística, e recebe viajantes o ano todo, com o objetivo de fazer trekking ou escaladas. A maioria dos visitantes procuram praticar atividades de montanha como o trekking, o montanhismo, rafting, calvagadas, excursões e os interessados em sua flora, fauna, ou pesca-a esportiva. O Cerro Torre é considerado uma das escaladas mais difíceis do mundo. El Chaltén é considerada a segunda melhor cidade do mundo para se conhecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário