2 de novembro de 2016

Ushuaia - 5º dia - Mendoza

5º dia – San Luis - Mendoza
02/11/2016
273 km (3.026 km)

O programa é chegar em Mendoza e se preparar para ir a Los Andes/CH amanhã. O caminho é curto, bom para chegar cedo na cidade e providenciar a troca do óleo da XT.

A província de Mendoza é conhecida como La Tierra del Sol y del Buen Vino, tudo dando certo vamos conhecer as vinícolas e iniciar a Ruta 40 pela capital.


A divisa entre as províncias de San Luis e Mendoza é marcada pelo Arco del Desaguadero, uma construção de 1936 feita com objetivos turísticos, a Ruta 7 passa por ele.

Finalmente, já dava para ver a Cordilheira, amanhã vamos lá para cima!

Chegamos em Mendoza sem pouso reservado, procuramos e encontramos o Hostel Estacion Mendoza, este sim com cara de hostel tradicional, daqueles com viajantes europeus, rastafáris, cabelos compridos, violão, etc. Conseguimos um apartamento duplo com banheiro privado por 45 BRL por pessoa, muito bom na simplicidade e preço que procurávamos. Com café da manhã, porém a louça deve ser lavada pelo hóspede, e não tem estacionamento. Foi possível guardar as motos em um estacionamento particular ao lado, bem seguro, onde a dona (Eugenia) nos fez um preço de 20 BRL por moto (100 ARS), e pudemos guardá-las dentro de escritório à noite.





Apartamento do hostel, simples e confortável.

Área no fundo do Hostel

Hostel e garagem resolvidos, fomos procurar a Oficina e Troca de óleo Marziali, indicada pelo amigo Paulo Barreto, onde o mecânico conserta motos antigas; encontramos a oficina fechada, mas conhecemos o dono. Infelizmente ele encerrou as atividades, não pudemos nem ver as relíquias, mas nos indicou outra oficina, que estava fechada.

Então, seguimos para a Yamaha, na comprida e principal Av. San Martin, mas também estava fechada. Não entendemos nada, pois não era horário da siesta, e em cidades grandes alguns locais não fecham para o sagrado sono argentino. Depois de muito olhar para o celular procurando outro lugar, eu vi na tela a data que me chamou a atenção: 02 de novembro. É o dia de lós muertos! Finados! Feriado!

Na hora de sair de frente da Yamaha, escutei um barulho de moto caindo... o Ednei levou um escorregão parado, em cima da calçada, segundo terreno comprado na viagem, sem danos, só risadas.

O jeito foi parar em um posto, onde comprei 3 litros de Mobil na mesma especificação do óleo da moto e fizemos a troca no estacionamento ao lado do hostel, em 20 minutos, troca feita: óleo e filtro. Fazer essas trocas fora do lugar correto (posto, oficina) gera alguns problemas: o dono do lugar pode não gostar (não pedimos, fiz escondido mesmo), tem que arrumar recipientes para recolher o óleo e depois tem que descartar o óleo velho (não vou contar detalhes!).

Óleo novo na Negona! Primeira vez que não recebeu Yamalube na vida!

Mendoza é uma bela cidade, ruas largas, totalmente arborizada, andamos uns bons quilômetros por suas ruas e avenidas, sempre à sombra.

Mendoza!

A cidade deve ser um ponto turístico bom de se passar um dia, mas nós temos outros planos; organizar a bagagem mínima que levaremos apenas para dormir em Los Andes. O objetivo de ir até Los Andes é passar pelo parque Villavicencio e cruzar a Ruta 7 (AR) e Ruta 60 (CH), visitando os atrativos da Cordilheira neste trecho.

Combinamos com o pessoal do Hostel de deixar toda a bagagem guardada ali, pois voltaríamos no dia seguinte para nova hospedagem (mas nosso apartamento já estava reservado e teríamos que dormir em outro menor amanhã). Separei somente uma mochila com uma troca de roupa, produtos de higiene pessoal e poucas ferramentas básicas.

No jantar segui outra indicação do Paulo: Pub Liverpool, fácil de chegar à pé, na Av. San Martin. Muito legal, vale à pena conhecer, é o ambiente para os motociclistas, mas como era finados, estava bem vazio. Refeição a preço razoável para o tipo de lugar, afinal o negócio deles é vender cerveja e não comida.

Pub Liverpool

Apesar do bar ser temático, só a gente estava vestido a rigor: com jaqueta de moto, camiseta de moto, bota de moto, eu de calça de motocross (a única que trouxe para a viagem), brasileiros malucos! :)

Bar temático, rock e moto!

Uma clássica inglesa Royal Enfield

A fome.... se foi!

E bom sono, amanhã vamos para a cordilheira!


Dicas:

Gasolina = 18,50 ARS = 3,70 BRL

Hostel Estacion Mendoza - http://www.estacion-mendoza.com.ar. Primitivo de La Reta, 547. Apartamento duplo com banheiro privado: cerca de 45 BRL por pessoa = 225 ARS. Vale à pena se hospedar aqui, custo benefício muito bom, mas é indicado fazer reserva antes.

Liverpool Pub - Av. San Martín 1002, Mendoza, Telefone: +54 261 420-1622 http://www.publiverpool.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário