5 de junho de 2015

Passeio em Curitiba - Dia 2

Dia de rodar o máximo possível e conhecer as atrações de Curitiba!
Sobre o problema do aquecimento do apartamento... a temperatura caiu bem de madrugada e eu passei um pouco de frio, as meninas disseram que não tiveram problema, então está tudo bem, mas esses caras vão ter que arrumar esse negócio hoje!

O café da manhã do hotel é ótimo, variedade grande de produtos, para todos os gostos. Pães salgados e doces, frutas, leite, chá, café, sucos.... muita coisa boa.

Salão de café da manhã.

Bora rodar?
Com o "OK Google" do celular da Silvia funcionando melhor do que o GPS para carro, fomos usando este mesmo, e impressionou pela precisão, chegamos ao Jardim Botânico de Curitiba facilmente.

JARDIM BOTÂNICO -

O Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter (uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense) e é um dos principais pontos turísticos da cidade. Inaugurado em 5 de outubro de 1991, a principal atração é a estufa de aço e vidro, com três abóbadas do estilo Art nouveau, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Do seu interior é possível ter uma vista privilegiada do jardim em estilo francês.
Há ainda o Museu Botânico e, todo o Jardim Botânico, possui uma área total de 278 mil metros quadrados, incluindo o bosque com mata atlântica preservada e lagoas.

O povo chega cedo no Jardim Botânico e o estacionamento é bem pequeno, quando fomos entrar a disputa por vaga já estava grande, um senhor, de uma loja de artesanato do outro lado da rua oferecia estacionamento grátis no fundo da loja, avaliamos, aceitamos e estacionamos.... já vi que ia ter que rolar uns gastos com presentinhos na volta... mas faz parte da diversão!

Pouco após a entrada, já se vê a grande estufa.....
Palácio de cristal, segundo as meninas!

Vista geral do jardim estilo francês!

O jardim impressiona pelo extrema boa aparência, muito bem podado, plantado e limpo! Infelizmente não somos acostumados a visitar lugares assim e não encontrar lixo, depredações e mal cuidado. Curitiba já começou a nos impressionar.
Porém, até chegarmos à estufa, notamos que o público aumentava rápido, afinal era fim de semana prolongado e acho que turista não vai faltar.
A estufa se tornou pequena para tanta gente, mas deu para apreciar bem o passeio e tirar muitas fotos.

No interior da estufa, até cascata.

Do alto da estufa, visão privilegiada, do jardim, do bosque e da cidade

Atrás da estufa há o Espaço Cultural Frans Krajcberg, onde deveria te uma exposição permanente de fotos, mas estava tudo vazio, pelo barulho, só havia uma turma treinando alguma arte marcial lá dentro.

O parque é frequentado por alguns bichos, além dos urbanos pombos e pardais: é possível ouvir vários pássaros canoros, jacús e outros.

Paca, tatú, cotia não? Cotia sim!

Amigo... te chamaram de Jacú!

Jardim das Sensações: inaugurado em 2008, é um espaço delimitado por cerca viva, onde espera-se explorar os sentimentos do visitante, por contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas das plantas. Há também uma cascata.

Plantas em vasos, ver, tocar e cheirar.

Alfazema

Da árvore morta, surge um belo jardim.

Poinsétia, florescida naturalmente pelo menor fotoperíodo do inverno.

Tem lago,...

... que tem ponte,...

... que tem peixe,...

... tem pato e...


...tem cágado.

Após a ponte: o Museu Botânico - O Museu Botânico, instalado ali, tem o quarto maior herbário do país, com aproximadamente de 400 mil exsicatas, além de coleção de amostras de madeiras e frutos; e no parque funciona um centro de pesquisa da flora do Paraná e do Brasil.



O museu tem história.

Plantas vivas.

E relembrando os tempos de faculdade, com os herbários que valiam nota... vale explicar para as crianças o que são as exsicatas: que é uma amostra de planta que é prensada, seca e identificada e serve para coleção ou referência em estudos de botânica. Então, eis algumas exsicatas fotografadas pelas meninas:




É um belíssimo e obrigatório passeio! Mas no momento em que já estávamos de saída percebemos que já tinha muita gente, tem que chegar bem cedo mesmo para curtir melhor.

Obrigado Senhor!?
Coisa de motociclista!..kkk

E é lógico... que, antes de pegar o carro para seguir o passeio, tivemos que entrar na loja de artesanatos e "pagar" o estacionamento cortesia com algumas compras... e sorvete!

Segue agora... "Ok Gooogle... Ópera de Arame, Curitiba"... tô curtindo esse GPS...kkk.

ÓPERA DE ARAME - 

Ópera de Arame: projeto do arquiteto Domingos Bongestabs, professor da UFPRf, foi montada em apenas 75 dias e inaugurada em 1992.
E esta atração é assim... um teatro de estrutura metálica e placas de policarbonato. Na verdade, a gente só vê de fora, por dentro somente participando dos eventos programados. Então a visita é simples, entra, passa pela passarela sobre o lago artificial e tira umas fotos na frente, com uma cascata ao fundo. É bonito, mas sem poder entrar, é só isso.



Ao lado da Ópera de Arame há a Pedreira Paulo Leminski , mas não é aberta a visitação, trata-se de um lugar para eventos, principalmente shows. A visita ali seria rápida se não fosse... a lojinha da entrada, mas com muitas coisas boas, de qualidade... mais presentinhos!?

E é obrigatória a visita às lojas do outro lado da rua, com itens culinários típicos do sul e destaque para vinhos, cachaças e as pimentas mais ardidas do mundo! Visitei o Gaúco da Ópera e comprei duas pimentas, não as mais ardidas do mundo... só provei... é o trem é brabo demais da conta sô!


Olha a apresentação das pimentas!

Mas comprei essas duas... coisa light! Será?!


Próxima atração?! Tacalepau nesse "Ok Google!". Rumo ao Parque Tanguá, indicação de ser um lugar bonito e com a dica de cansar um pouco, mas descer para ver uma tal de gruta no meio da antiga pedreira. Vombora então.

PARQUE TANGUÁ -

A rota é para a região norte, foi fácil chegar com o GPS, aliás andar em Curitiba não é estressante como em outras cidades do mesmo porte (pelo menos no dia e horário em que dirigimos até agora).

O parque se situa onde eram duas pedreiras desativadas, possui dois lagos, um túnel artificial (a tal gruta), lanchonete, muito verde, gramado, pista de corrida, ciclovia. Estacionar foi fácil, não é um grande estacionamento mas o giro é alto, facilita.



Entramos pela parte superior e já nos deparamos com o Jardim Poty Lazzarotto, novamente mais um local muito bonito e extremamente conservado. Napoleon Potyguara Lazzarotto, conhecido artisticamente como Poty (Curitiba, 29 de março de 1924 — Curitiba, 8 de maio de 1998), foi um desenhista, gravurista, ceramista e muralista brasileiro.

Jardim Poty Lazzarotto

Ao se encaminhar para o mirante, pode-se observar toda a parte superior do parque com a cachoeira artificial.

Cachoeira artificial

Mirante, atrás dele está a parte de baixo do parque.

Mirante.

A descida para a lagoa inferior é feita por caminhos que circundam a pedreira, fomos pelo caminho à esquerda do mirante, que dá acesso a uma enorme passarela de madeira, com uma lanchonete ao fim.

Ponte, escada, passarela?

Lanchonete, no lago inferior, fim da passarela.

Visão de baixo, com o mirante e a tal gruta (túnel).

Detalhe do mirante.

Para seguir ao túnel é preciso dar a volta na pedreira e entrar por trás, o caminho é bonito, com muito verde.




Indo para o túnel.


Lado de cá do túnel.

Este túnel foi feito durante a mineração da área, ainda é possível se ver, no seu interior, alguns buracos, onde provavelmente eram inseridos os explosivos.

Do outro lado

Do outro lado, uma passarela nos leva sobre a lagoa e próximo à queda d´água.

Agora, de volta para o mirante, almoçar alum lanche ou salgado... vombora! No mirante há uma lanchonete, com salgados, lanches naturais, refrigerantes e sucos. Preço não muito caro, qualidade boa.

O que impressiona, até agora... é a limpeza dos lugares por onde passamos. Até as lixeiras são conservadas. Lógico que sempre tem um mané que, por exemplo, come deixa seus restos sobre algum banco pensando que algum servo terá a obrigação de recolher os restos do nobre mal educado; mas sinto em dizer isso... estamos acostumados com lugares mais sujos, ver tudo limpo assim é diferente.


O dia não acabou, vamos a mais uma atração. Agora rumo ao Bosque do Alemão, novamente com GPS do celular, sem crise, chegamos rápido.


BOSQUE DO ALEMÃO - 

O Bosque do Alemão, antiga chácara produtora de leite, da família Schaffer, com 38 mil m² de área, foi inaugurado em 1996, para homenagear a cultura dos imigrantes alemães. Possui uma mata nativa densa, com algumas nascentes preservadas.

O portal é a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século XX, originalmente localizada no centro da cidade.

Portal, da entrada inferior do bosque.

Do portal para dentro do parque o caminho é todo subida, seguindo pela trilha João e Maria, onde as crianças tem a oportunidade de vivenciar um dos mais belos contos infantis, porém, neste sentido a história está de trás para frente, mas como tem que se ir e voltar (para pegar o carro na hora de ir embora), o acompanhamento da historinha fica para a descida de volta.

Trilha, subindo.

Nascentes, riachos e laguinhos no caminho.

Passando-se por nascentes, pontes, trilhas e mata, chega-se na Casa Encantada -  também chamada de Casa da Bruxa, devido sua aparência - com uma biblioteca infantil, e onde é feita a Hora do Conto para crianças, com bruxas e fadas, mas no momento da nossa visita só deu para tirar algumas fotos.

Casa da Bruxa

A bruxa tava por ali... mas não vimos!

Mais acima, a Torre dos Filósofos nos leva até a parte mais alta, é feita de madeira, bem alta e possui um mirante que permite ver todo o parque.

Torre dos Filósofos

No alto, finalmente, a Praça da Cultura Germânica, onde fica o Oratório Bach, que é réplica de uma antiga igreja presbiteriana, ao lado funciona uma confeitaria com salgados e doces típicos, muito bons.

Oratório de Bach

Depois de subir, descer tudo. Agora sim, acompanhando os painéis de azulejo que contam a fábula dos Irmãos Grimm, lógico que as meninas param par ler todos... e ainda reclamaram: porque a história não estava tão completa assim... exigentes!

Terminada a vista, fim do dia chegando, mas ainda com tempo e muitas atrações disponíveis, dúvidas de onde ir... resolvemos conhecer o Museu Oscar Niemeyer. Tranquilamente chegamos, estacionamos na frente, sem problemas.


MON - MUSEU OSCAR NIEMEYER - 

A visita é paga, R$ 6,00 para adultos e free para as meninas.
Projetado em 1967, terminado em 1978, foi sede de secretarias de estado até 2002, quando foi transformado em museu, o MON. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. Recebe mostras nacionais e internacionais, possui um acervo de livros, revistas, vídeos e fotos sobre arte e arquitetura; e também um laboratório de restaurações.

O olho, de lado...

...o olho, de frente.

Logo fora, já se encontra algumas artes, que parecem brinquedos... mas, não pode encostar (tem que por aviso, se não, já viu..., mas para garantir tinha uns seguranças mal encarados vigiando).


Eram muitas exposições para conhecer, mas com tempo curto, escolhemos algumas que consideramos mais legais (sem avaliar qualquer contexto de arte, apenas o que achamos mais legal mesmo).

Primeiro, fotos de Sebastião Salgado das coleções Gênesis e África. As fotos são impressionantes, obras de arte que fazem a gente pensar a cada uma que vê: como que esse cara consegue!

Abaixo, algumas fotos:






Depois vimos as obras de dois Japas... mas eram aqueles quadros meio artísticos demais que, a gente fica olhando e fingindo que está entendendo, como a maioria também faz.

Agora essa a gente não esperava: Exposição com 48 obras apreendidas na Operação Lava Jato. Isso mesmo... obras compradas com o din din público desviado dos nossos impostos. Na verdade o museu está com 203 obras apreendidas. Algumas são de artistas conhecidos, outras não; umas são muito belas, outras tem um gosto bem duvidoso e, na minha humilde opinião, algumas nem poderiam ser consideradas arte... como por exemplo: uma foto em preto e branco de um pedaço de muro destacando um remendo no reboco?! Puts!



Di Cavalcanti.

Tony Koegl

Pedro Motta

Reynaldo Fonseca

E muitos outros que encheriam esta pagina. Para ver mais algumas basta clicar nesta busca do Google:

Um passeio por fotos e maquetes de Oscar Niemeyer...




...e uma subida até o alto do olho finalizaram nosso passeio, já quase 18:00... vombora correr para o hotel nos prepararmos para o jantar com os amigos xt660.net, na casa do Marco Zenden.

OK Google! Hotel...

No hotel a primeira preocupação: arrumaram o aquecimento? O recepcionista nem sabia do que se tratava, aparentemente isso podia dizer que... dançamos! Olhou nuns papéis e informou: "senhor, já consertaram"! No apartamento... tudo igual, aquecedor quebrado. Veja bem, tem coisas que eu acho incrível no modo de trabalho das pessoas: reclamamos, os caras foram consertar, não consertaram, não avisaram do "não conserto", e o recepcionista não sabe de nada. Que m3rd@ de profissional vai consertar um negócio, não conserta e não avisa? Bom, a troca do apartamento foi feita, e tudo resolvido. Este hotel é ótimo, mas vi que os recepcionistas sofrem na mão da turma de apoio, por exemplo: eles chamam as faxineiras no rádio e elas, simplesmente, ignoram.

Problemas resolvidos!! Vamos encontrar os amigos!
Conheci o Marcos no Encontro Nacional de Pancas/ES, um cara sempre bem humorado. Fomos alegremente recebidos por ele e sua esposa, Niva. Em questão de minutos chegou o Anwar e logo após a família Lúcio Bot: Lúcio, Cláudia e filhos. Aí, o papo foi.... moto! Viagens! Encontros! Cervejinha gelada e muita gargalhada. Hora do jantar, por sinal repeti três vezes, e mais papo de... moto! Viagens! Encontros! Muita alegria quando a galera se junta assim.

Selfie!!

Xtezeiros!! É nóis!

Bom, no domingão o passeio do trem saia cedo, então não pudemos continuar o bom papo até muito tarde. Nos despedimos dos amigos e fomos descansar. Dia perfeito!



Dicas:

Jardim Botânico de Curitiba
Rua Engenheiro Ostoja Roguski - Jardim Botânico
(41) 3264-6994

Ópera de Arame
Rua João Gava, 970 – Abranches

Gaúcho da Ópera
Em frente à Opera de Arame
www.facebook.com/lojagauchodaopera

Parque Tanguá
Rua Oswaldo Maciel, s/ n° – Taboão. 
Entrada também pela Rua Margarida do Conto Gava.

Museu Oscar Niemeyer - MON
R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico

www.museuoscarniemeyer.org.br

Site sobre todos os parques de Curitiba, interessante para se programar:
www.parquesepracasdecuritiba.com.br

Isso foi o que deu para visitar em apenas um dia, Curitiba tem mais de 40 parques e bosques, além de outros pontos interessantes, deixamos de visitar, por exemplo:
- Parque Barigui - o mais frequentado da cidade
- Rua XV de Novembro - tradicional comércio popular, bares e restaurantes
- Bairro São Francisco - com a Igreja da Ordem e a Feirinha do Lago (aos domingos)
- Centro Cívico - sede dos poderes do Paraná
- Torre Panorâmica - com 110 metros de altura, mirante 360º e museu de telefonia.
- Santa Felicidade - arquitetura histórica e centro gastronômico.
- UNILIVRE Universidade Livre do Meio Ambiente - ONG voltada para transferência de conhecimento sobre meio ambiente, a sede é uma torre de madeira.
- Bosque do Papa - parque da imigração polonesa
- Catedral Metropolitana - arquitetura gótica de 1893.
- Museu do Holocausto - história do holocausto
- Vinícola Durigan - uma das mais famosas
- Memorial da Imigração Ucraniana
- Praça do Japão
- Parque São Lourenço
- Zoológico
- Museu do automóvel
- Museu do Expedicionário
- Museu ferroviário
E muito mais... muito mais mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário