Outras atrações em Bombinhas


< VOLTAR                 
OUTROS PONTOS TURÍSTICOS (NÃO VISITADOS)
Fonte: turismo.bombinhas.sc.gov.br

Infelizmente, como em toda viagem, a vontade de conhecer tudo é bem maior que o tempo.
E, FELIZMENTE! Fica motivo para voltar: conhecer o restante!
Segue os demais pontos turísticos da região:

Prainha, Embrulho e Lagoinha:
São três praias pequenas localizadas no costão direito da praia de Bombinhas. A Prainha é onde se localiza o trapiche, de onde partem barcos de passeio e barcos das escolas de mergulho.

Bombinhas:
É a praia que dá nome a cidade e onde se encontra o maior centro comercial da cidade. Sua faixa de areia é composta por cristais de quartzo, que dão um tom incrivelmente branco, emoldurando o mar calmo e transparente com pequenas ondas, garantindo a alegria das crianças.

Praia do Retiro dos Padres ou Ingleses:
De beleza agreste, quase selvagem, a praia de águas cristalinas é cercada pela Mata Atlântica.

Canto Grande:
Localizada em um istmo, com duas praias opostas, com pequena vila de pescadores e maricultores que ainda mantém viva a cultura dos imigrantes do Arquipélago dos Açores, como a tradição do terno de reis e a técnica da pesca artesanal. Tem 2.180 metros de extensão. Dali, o por do sol é uma atração única. O Mar de Fora, ao leste da vila é de águas mais agitadas, com ondas propícias para o surf.

Praia da Conceição:
A praia da Conceição é dividida por uma pequena Ilhota com a praia de Canto Grande Mar de fora. Por estar totalmente cercada por morros, é uma praia bem protegida pelos ventos. Suas areias monazídicas têm propriedades terapêuticas. Uma de suas principais atrações são as piscinas naturais, formadas no seu costão direito. A praia tem 453 metros de extensão e também é o ponto de partida para chegar até a praia da Tainha.

Morrinhos:
A praia de Morrinhos compartilha a mesma faixa de areia que as praias de Zimbros e do Cantinho. Possui 1.390 metros de extensão e também é uma praia abrigada, com grande concentração de embarcações, devido à presença de pescadores e aquicultores. Urbanizada, a praia possui bares, quiosques e meios de hospedagem em seu entorno.

Zimbros:
Foi a primeira praia avistada pelos colonizadores, açorianos na península, que encontraram ali o zimbros, planta da família das Pináceas, de cujos frutos aromáticos é feita a bebida alcoólica conhecida por genebra. As embarcações na beira da praia proporcionam um visual colorido e pitoresco. Suas águas calmas e sem ondas são propícias para os esportes náuticos, como a vela e o esqui. No canto direito da Praia está a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, que abriga importantes exemplares de flora e fauna de Mata Atlântica e possui dez praias desertas, dentre elas estão: do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha.

Outras Praias:
Bombinhas também é rica em praias selvagens, que guardam seu ambiente natural intocado. O acesso a elas só é possível através de trilhas ou por barco. As mais conhecidas e visitadas são as praias que formam a Costeira de Zimbros, a praia da Aguada, a Praia do Cação, o Porto da Vó, o Porto do Macuco, a Praia da Galheta, a Prainha de Mariscal (Praia do Atalaia), a praia da Miséria, a praia do Cachalote.

MUSEU COMUNITÁRIO ENGENHO DO SERTÃO

Os saberes e fazeres da comunidade local podem ser percebidos através de narrativas e objetos da época do povoamento açoriano, guardados pelo Instituto Boimamão Preservação e Fomento da Cultura desde 1998. A sua sede é o Engenho do Sertão, engenho adquirido e reconstituído pelo Instituto com o objetivo de resgatar e preservar a memória cultural, através da gastronomia, folclore, tradição e costumes do município de Bombinhas. O espaço é aberto a visitação pública e oferece a típica consertada que é uma cachaça com café e especiarias. As visitas guiadas pode ser individuais ou para grupos de até 15 pessoas, e devem ser agendadas previamente. 
Endereço: Rua Abacate, 452 – Sertãozinho
Telefone: (47) 3393 3099
Site: www.institutoboimamao.org.br  
E-mail: contato@institutoboimamao.org.br

MUSEU E AQUÁRIO MARINHO

O Museu e Aquário Marinho (CEMAR - Centro de Estudos do Mar) é o primeiro museu particular do Estado de Santa Catarina, com cerca de 3.000 invertebrados marinhos, dentre os quais esponjas, corais, estrelas, siris, conchas, lagostas, caranguejos, ouriços, caramujos e pepinos do mar. O horário de atendimento do museu na alta temporada é diariamente, das 10h às 20h e na baixa, das 14h às 18h.
Conheça também o programa Escola do Mar, parceria do Museu Aquário Marinho com a Ilha de Porto Belo, que oferece várias atividades para escolas e universidades.
Endereço: Rua Leopardo, 800 – José Amândio
Telefone: (47) 9974 7791 e (47) 3369.1681
Site: www.facebook.com/MuseuMarinho
E-mail: museumarinho@hotmail.com

MUSEU NAVAL CASA DO HOMEM DO MAR

O Museu Naval Casa do Homem do Mar foi considerado por especialistas como um dos mais expressivos museus navais da América Latina. Ele é sede do Instituto Soto Delatorre e busca resgatar a relação do homem com o mar, desde os primórdios da humanidade até nossos dias. O horário de atendimento do museu na alta temporada é de terça-feira a domingo, das 14h às 20h e na baixa, das 14h às 18h.
Endereço: Av. Falcão, 2.200 – Bombas
Telefone: (47) 3363 5786
Site: www.chm.org.br 
E-mail: fale@chm.org.br

CAPELA IMACULADA CONCEIÇÃO

A Capela Imaculada Conceição foi inaugurada em 1928. Sua obra teve o envolvimento de fiéis em regime de mutirão, servindo como local de oração. Em duas ocasiões teve sua torre atingida por raios e ficou por muitos anos abandonada. Foi totalmente reconstruída em 2004, pela iniciativa privada, já que acabou em ruínas no início dos anos 1970 e nos seguintes simplesmente desapareceu da paisagem de Bombinhas. Na início da década de 2000 foi projetada a sua reconstrução, a partir de pesquisas históricas e levantamentos de engenharia para alcançar o mais próximo possível o seu formato original. Foi inaugurada em dezembro de 2005 e fica aberta diariamente para visitação. Sua localização é privilegiada, estando no alto da montanha entre as praias de Bombas, Ribeiro e Bombinhas, uma referência sobretudo para os navegadores, pescadores, que ao longe, no mar avistam sua pequena torre, porém de importância imponente.
Endereço: Rua Cherne s/nº – Centro

CASA DE CULTURA PIANA DO CRIVO

Espaço sede da Fundação Municipal de Cultura, onde funciona a Biblioteca Pública Municipal Curz e Sousa, o Cinclube Pescadores em Rede, o Polo Autosusstentável "Produtos Daqui" e as oficinas culturais da comunidade.
Endereço: Rua Primavera, 28 - esquina com a Av. Girassol - Morrinhos
Telefone: (47) 3393.3706 / 3369.2690
E-mail: cultura@bombinhas.sc.gov.br

OFICINAS LÍTICAS

Testemunhas da ocupação indígena em nosso litoral, as oficinas líticas, popularmente conhecidas como panela de bugre, eram utilizadas pelos índios para afiar e polir seus equipamentos de ferro e pedra. São encontrados inúmeros exemplares em toda a costa de Bombinhas.

Atrativos Naturais

MORRO DO MACACO

O mirante localizado no topo da unidade de conservação do Morro do Macaco possui 191 metros de altura e o acesso se dá através de uma caminhada por trilha, com cerca de 30 minutos de duração. A trilha panorâmica é de média dificuldade e proporciona uma visão de 360°, sendopossível avistar a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, composta pelas ilhas Galés, Deserta, Arvoredo e Calhau de São Pedro, as praias de Canto Grande (Mar Dentro e Mar de Fora), Mariscal, Morrinhos, Zimbros e também as cidades de Tijucas, Governador Celso Ramos, Florianópolis e ao entardecer é possível ver a Ponte Hercílio Luz iluminada em Florianópolis.

MIRANTE DE BOMBAS

Ao chegar ao município de Bombinhas, logo após a sede da Polícia Militar, no lado esquerdo da SC 412, está o Mirante, de onde é possível apreciar a vista do mar da Praia de Bombas.

Outro ponto para apreciar a vista da Praia de Bombas é um mirante natural, na unidade de conservação chamada Parque Municipal da Galheta. No ponto mais alto da trilha em meio à mata, é possível visualizar toda a extensão da Praia de Bombas. Entretanto, para percorer a trilha e chegar até lá, é necessário o acompanhamento de um guia local.

MIRANTES DE MARISCAL

A estrada de acesso ao bairro de Mariscal, a partir do Centro de Bombinhas, possui refúgios com mirantes no ponto mais alto e ao longo da descida do morro. Destes locais é possível visualizar as praias de Mariscal e Canto Grande.

.

PÔR-DO-SOL NA BAÍA DE ZIMBROS

O mar calmo e os barcos emolduram os finais de tarde na baía de Zimbros.
O pôr-do-sol pode ser apreciado da praia de Morrinhos ou da praia de Canto Grande Mar de Dentro.

MERGULHO

Os turistas e amantes dos esportes náuticos e mergulho podem desfrutar de Bombinhas o ano todo. Várias operadoras de mergulho realizam passeios e oferecem equipamentos, atividades e aulas para mergulhadores iniciantes e mais experientes.
Além das praias de águas rasas, transparentes e costões, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, com ilhas de exuberante beleza, águas límpidas, naugrágios e uma importante biodiversidade marinha, é uma ótima opção para a prática do mergulho. A reserva é um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, recebe mergulhadores de todas as partes do mundo e, a riqueza de sua flora e fauna marinha justificam o título de Bombinhas como a "Capital do Mergulho Ecológico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário