4 de junho de 2015

Passeio em Curitiba - Dia 1


Nem só de moto se passeia, principalmente quando se vai com toda a galerinha.
Nesse passeio em família, de carro, vou tentar reunir dicas para se passear em 4 dias pela região de Curitiba, incluindo um passeio de trem e visita à Vilha Velha.

Curitiba, capital do Paraná é o destino! Fundada em 1693 e colonizada por imigrantes alemães, poloneses, ucranianos e italianos, tem uma diversidade cultural ímpar, que se mantém até hoje. Conhecida mundialmente pelos diversos programas de crescimento urbanístico controlado, mantém um dos menores índices de analfabetismo do Brasil, a melhor qualidade de ensino básico das capitais. O índice de área verde de Curitiba passa dos 64 m2 por habitante, sendo que o recomendado pela ONU é de 18 m2.
Seu nome é derivado da língua tupi “Ku’ri”... pinheiro + “tüba”...sufixo coletivo: muito pinheiro, se referindo às florestas de araucárias provavelmente.

Então... vamos a Curitiba!

Caminho longo, de 670 km, passando por Marília e Ponta Grossa, com muitos pedágios pelo trecho. Com a galerinha, 9 horas de viagem, mas tudo dentro do esperado.
As meninas viraram fotografas e foram registrando alguns pontos no caminho:

Fotografas mirins... registrando tudo que se move, ou não!

Restaurante Niemeyer...

...conhecido como "Restaurante do Moinho"
Carambeí/PR (PR 151)

Em frente ao restaurante, algumas motos... esse fim de semana é o encontro do VMAS em Urubici, galera indo para lá?

Segue viagem!
Chegamos na cidade no fim do dia e o Google do celular foi perfeito em encontrar o hotel Mabu Curitiba Convention, reservado pelo Booking com antecedência e onde conseguimos bom preço.

Entrada Hotel Mabu

Belo hotel, atendimento excepcional, apartamento com duas camas de casal. Casal em uma, e crianças na outra, perfeito.... seria perfeito se não estivesse fazendo muito frio e o aquecedor do ar condicionado não estivesse quebrado. Reclamamos na recepção, mas não havia o que fazer, pois o pessoal da manutenção só poderia olhar no outro dia. Ganhamos cobertores e juntamos aos que providencialmente havíamos levado; frio resolvido.

O programa já incluía chegarmos e irmos jantar no Velho Madalosso, no bairro Santa Felicidade, para a Silvia relembrar de um jantar ali durante a sua infância, para as meninas conhecerem e para eu comer bem mesmo. O Velho Madalosso fica de frente para o (novo) Madalosso, mas a recomendação é ir no velho, dizem que a comida e o ambiente é melhor, então, tudo favorável à decisão, vamos lá.

O Velho Madalosso foi fundado em 1963 e é o maior restaurante das Américas e o segundo maior do mundo, com capacidade para 4.654 lugares. São cerca de 15 pratos, entre massas e carnes, servidos na forma de rodízio, além de diversas boas cervejas, inclusive uma de fabricação própria.

Chegamos!

Bora comer.... frioooo!

Mãos à obra, vamos comer. A coisa é mais ou menos assim: Gastronomia tradicional italiana: escarola com bacon, maionese, asinha ao alho e óleo, frango a passarinho, polenta, risoto e fígado frito. As massas (nhoque ao sugo, nhoque de rúcula com tomate seco, espaguete ao sugo, espaguete ao alho e óleo, espaguete ao molho de champignon, lasanha na manteiga, lasanha ao sugo, Tortei di Zucca, rondeli com massa de espinafre ao molho branco gratinado, conchiglioni quatro queijos com figo ao molho branco gratinado) e carnes (fraldinha, tender agridoce, linguicinha, alcatra grelhada e medalhão de lombinho com bacon) servidas em sistema de rodízio. É mole?

Pensa se não tava bom?!

Cerveja Madalosso Weizen - Ale 

Minha avaliação: a comida é muito boa, mas não vá esperando pratos refinados preparados um a um por um chefe de cozinha renomado, na verdade é mais simples do que aparenta, a coisa é no volume e vai chegando sem parar, para os comilões é o paraíso. Vale à pena!

Barriga cheia... OK Google... para o hotel. Com o aquecimento quebrado, mas com cobertores, bora dormir porque amanhã é dia de gastar sola de sapato conhecendo Curitiba!

Amigo motociclista Marcos Zenden, recebido e aceito o convite para jantar em sua casa amanhã... muito obrigado! Aguarde, os comilões estão chegando!


-------------------------------------------------------------------------
Dicas:
Mabu Curitiba Convention:
http://www.hoteismabu.com.br/hoteis/curitiba-convention/
Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2609
Reservas: 4002 6040  e 0800 41 7040

Velho Madalosso:
Avenida Manoel Ribas, 5.852 - 
Santa Felicidade
(041) 3273-1014
http://velhomadalosso.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário